ENCOMENDANTES PASSAM A PODER REALIZAR PAGAMENTOS ANTECIPADOS AS TRADINGS NAS OPERAÇÕES POR ENCOMENDA

A Receita Federal publicou em 15/04/2020, em edição extra do Diário Oficial da União a Instrução Normativa RFB nº 1937/2020. A norma altera o texto da Instrução Normativa, RFB nº 1.861, de 2018, de maneira a deixá-lo mais claro e preciso, sem qualquer alteração material do disposto.

 A alteração ocorreu no parágrafo 3º do artigo 3º da IN 1.861.

O novo texto prevê de forma expressa ser possível o encomendante predeterminado realizar pagamentos referente à revenda da mercadoria estrangeira ao importador por encomenda, seja total ou parcial, antes ou depois de qualquer etapa intermediária da operação, sem descaracterizar uma operação por encomenda.

Também foram suprimidos da IN 1.861 as alíneas “b” dos incisos II dos arts. 7º e 8º, que tratavam da obrigatoriedade do importador destacar na nota fiscal de saída o valor do ICMS recolhido. O ICMS incidente na importação é um recurso de competência dos Estados e do Distrito Federal.

Em resumo, com a publicação da IN, os encomendantes passam poder antecipar recursos as Tradings para gestão financeira da operação, o que até então não era permitido.

IN 1937




2 comments

Maintest janeiro 25, 2024

This site truly has all the information I wanted concerning this subject and didn't know who to ask.

Googletest janeiro 26, 2024

If you are going for finest contents like me, simply go to see this web site every day since it offers feature contents, thanks




Leave a Reply

Your email address will not be published.


Comment


Name

Email

Url